E se o caminho torto for o caminho certo?

Sabe aquela frase que a gente sempre escuta as pessoas falarem, “Deus escreve certo por linhas tortas”?

É exatamente desse jeito que estou me sentindo nesse momento.

Calma, deixa eu explicar.

No começo do ano, eu decidi que ia estudar pra concurso.

Não é exatamente o caminho que eu queria trilhar, mas sou formada em Direito e não estou curtindo muito esse negócio de advogar.

Então resolvi que, enquanto vou trabalhando com calma pelos meus sonhos, com o VMC e outras coisas que quero fazer, ia me preparando pra um concurso que me desse um pouco de segurança pra arriscar nos meus sonhos.

Até aí, tudo bem

Acontece que no mês passado, meu namorado me mandou um edital do Sebrae, um processo seletivo para Agente Local de Inovação. Ele achou muito minha cara e me convenceu a fazer a inscrição.

Eu me inscrevi sem muita esperança, fui fazer prova mais ou menos de boa, estudei o quanto pude e fiz a prova direitinho.

Aí essa semana tive a ótima notícia de que eu passei na duas primeiras fases e agora tá faltando só a análise documental.

Êêêê!

Felicidade a mil.

O programa é temporário e precário, ele dura só 2 anos e meio e eu posso ser desligada a qualquer momento, porque ele é todo baseado em metas, mas tem tudo da ver comigo – inovação, ajudar empresas a melhorarem seus serviços, ajudar outras pessoas, horário flexível e até um dindin a mais.

10.15 - 01

Aí eu parei pra pensar…

E se eu não tivesse decidido estudar pra concurso lá no começo do ano será que eu teria passado ou mesmo feito essa prova?

Ano passado eu aprendi que o Universo conspira ao nosso favor, sabe..

Ele existe em uma vibe só de coisas boas e é a gente que precisa sincronizar com essa vibe e perceber todas as oportunidades que o Universo nos apresenta.

Muitas vezes a gente não entende porque certas coisas acontecem, porque a gente nasceu aqui e não ali, porque não temos dinheiro, porque isso, porque aquilo.

Mas tudo tem uma razão de ser.

Nada acontece por acaso.

Se você passou ou está passando por um momento difícil, provavelmente você precisa passar por isso, você precisa aprender algo com isso pra se tornar uma pessoa ainda melhor.

Eu não acredito em destino, não acho que nascemos já com nossa vida toda escrita e planejada por um ser misterioso.

Na verdade, acho que esse ser misterioso nos dá escolhas e cada escolha tem uma consequência, que resulta em outra escolha é assim vai indo.

E a cada decisão, passamos pelas situações que precisamos passar pra aprender e chegar onde queremos.

Acho que por isso que passamos tantas vezes pelas mesmas situações, entende; porque ainda tem alguma lição ali que ainda não aprendemos.

E nesse meio do caminhos, às vezes a gente se perde nas reclamações e problemas do dia a dia e esquece de perceber as oportunidades que a vida nos dá.

Essa prova do Sebrae foi uma oportunidade, fantasiada de escolha que o Universo me deu.

Eu podia ter escolhido não fazer essa prova, eu podia ter desistido, eu podia não ter estudado nada. Mas escolhi fazer.

E o Universo me recompensou com o que eu precisava no momento.

Então, da próxima vez que você não entender muito bem o que tá acontecendo ou como você foi parar nesse caminho ou nesse lugar, pare e reflita se você não está perdendo nenhuma oportunidade ali ou se tem algo a ser aproveitado nesse momento.

Porque aí é exatamente onde você precisa estar nesse exato momento, só que você ainda não entendeu o porquê.

Tudo tem uma razão de ser.

Mesmo os caminhos tortos.

Só uma charge engraçadinha pra ilustrar como eu me sinto agora:

10.15 - 03

E se você precisar de uma ajuda pra entender o que está acontecendo na sua vida e o que você pode fazer pra chegar onde você quer chegar e realizar os seus sonhos, assina a newsletter do VMC, porque, além de receber o GUIA PARA REALIZAR SONHOS, você ainda recebe 4 dicas exclusivas do VMC.

Então, assina a newsletter, heeein – é só preencher o formulário aqui em baixo:

  • Flávia Campos

    Irbene! Estou sempre lendo suas palavras no VMC. E como isso me ajuda! Tenho aprendido muito e a cada mensagem vou me conscientizando mais de que para realizar meus sonhos eu só dependo de mim. Por favor, continue escrevendo. Tem sido muito importante o apoio que recebo de você, mesmo que até o momento você nem me conheça. Obrigada por ir em busca de seus sonhos, porque o seu sonho realizado (no caso, o VMC) é uma janela pela qual eu vislumbro mais de perto os meus. Um beijo!!!

    • Ai Flávia! Fiquei tão emocionada com o seu comentário!! De verdade! Fico tão feliz em saber que a minha busca pelos meus sonhos está te ajudando na sua busca também! Espero te conhecer em breve e poder te ajudar de uma forma mais concreta!
      Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo comentário tão liiindo! Beijããão

  • Bruna

    Olá Irbene!

    Esta mensagem não poderia ter vindo em um momento melhor.
    Estou exatamente nesta fase, onde algumas coisas não dão certo sabe?
    Vida profissional, amorosa, planos…
    Sei lá, aquele momento de desmotivação. Mas você tem razão, devemos ver em cada momento um lado positivo e aprender com ele e isso é diferente de comodismo. Comodismo é não ter perspectiva de vida e isso é muito triste.
    De uns dias pra cá tenho feito exatamente isso: tirado proveito do que o meu atual momento pode me oferecer e espero que as coisas comecem a se acertar.

    Obrigada por compartilhar sua experiência.

    Grande beijo.

    Bruna

    • Que bom Bruna. É isso mesmo – comodismo é achar que tudo é assim e sempre vai ser e nada nunca vai mudar. É impotência.

      Outra coisa é aceitar o que está acontecendo, mas, ao mesmo tempo, ter a vontade e a certeza de que você é quem faz sua história, que você pode mudar sempre que quiser.

      Momentos de desmotivação sempre vão existir – principalmente quanto você está fazendo algo que realmente importa pra você. Mas não se deixe abalar por esses momentos, porque neles sempre há uma oportunidade.

      Amei seu comentário!

      Beijos