O sonho é mais importante do que a atividade. Lembre-se sempre disso.

Sempre me falaram que ter foco é muito importante, que focar em algo é essencial para ter sucesso na vida e tal.

Mas eu sempre fui uma pessoa meio diferente (ou talvez todo mundo seja um pouco assim), eu super me empolgo com alguma coisa, fico dias e semanas totalmente obcecada por essa coisa e de repente perco o interesse.

E eu gosto até hoje dessa dinâmica. Eu aprendo um bocado sobre determinada coisa, mas depois perco o interesse. Eu gosto de aprender sobre tudo e eu gosto de muita coisa ao mesmo tempo.

Como vou focar em uma coisa só, quando existe um mundo de coisas interessantes por aí e outro mundo inteiro de coisas que eu nem sei que existem?

E vem uma galera falar que eu preciso ser especialista em uma única coisa… Comofaz?

Mas aí eu descobri muita coisa sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, coaching e outros tantos processos pra gente melhorar quem a gente é, se desenvolver e realmente alcançar nossos sonhos.

Aprendi que onde a gente coloca a nossa atenção floresce. É como um jardim: se a gente rega e cuida de um lado do jardim, ele vai crescer e ficar lindo, e o outro lado que não foi cuidado, vai ficar feio e morrer, não tem jeito.

É mais ou menos assim.

Segundo a física quântica, tudo no mundo é feito de átomos e os átomos são compostos de energia e o que diferencia as coisas é a quantidade e a forma como esses átomos se agrupam. Se tudo no mundo é feito da mesma coisa, então tudo está interligado pela mesma energia.

Quando a gente coloca a nossa atenção em alguma coisa, a gente sintoniza a nossa energia com a vibração desse pensamento e aí começamos a observar o mundo por essa ótica.

Então quando a gente presta atenção e coloca a nosso foco em um pensamento, a gente cria a realidade dentro da nossa mente e a gente passa a voltar a nossa atenção para o mundo de acordo com o que existe dentro de nós.

Parece complicado, mas na verdade é muito simples. Presta atenção que se você comprar um carro, vamos dizer um Gol vermelho, você vai começar a ver Gols vermelhos em todo o lugar.

É bem isso.

Então, claro que se você colocar o seu foco em uma coisa, você vai se tornar um especialista naquela coisa. E se você colocar o seu foco em um sonho, as chances dele se realizarem são infinitamente maiores.

Mas, e aí? Como a gente lida com essa questão de focar em algo, realizar sonhos e gostar de muitas coisas? Ou não saber do que a gente realmente gosta?

08.25 - 02

Eu penso que existem duas coisas diferentes: o foco-especialidade e foco-atenção.

O foco-especialidade é quando a gente resolve fazer uma coisa só, como médicos e advogados, por exemplo, que se especializam em uma única área de atuação, mas podem ser artistas que preferem usar uma única mídia e criar um único tipo de arte. Aqui o que importa é a atividade, o como, como os objetivos vão ser alcançados.

O foco-atenção tem mais a ver com o que foi falado ali em cima, em você colocar sua atenção em algo e focar em algo para que ele se concretize. É quando você foca no sonho, no que você quer, no porquê você quer aquilo e não no como aquilo vai ser realizado. O como vai surgir naturalmente a medida em que você agir e se mover na direção dos seus sonhos.

Pode perceber que o próprio mercado de trabalho está mudando e se adaptando, querendo pessoas multidisciplinares, que até sejam especialistas em algo, mas que tenham também um conhecimento vasto, mesmo que superficial, em outras áreas.

São as pessoas T – na horizontal, elas sabem pouco sobre muitas coisas e, na vertical, elas sabem muito sobre uma coisa só.

Mas se você for como eu, uma multipotencial, que gosta de muita coisa mais ou menos com a mesma intensidade, o negócio é focar no sonho.

Qual sonho você quer realizar? Que objetivo você quer alcançar?

O sonho é mais importante do que a atividade. Lembre-se sempre disso.

De que adianta você se tornar um especialista em alguma coisa, se o seu verdadeiro sonho não tem nada a ver com isso? Já imaginou se tornar um médico fodão em, sei lá, cirurgia neuropediatra mas na verdade o seu sonho é passar o resto da vida viajando o mundo surfando nas melhores praias do mundo?

O que realmente interessa é realizar o seu sonho, alcançar o seu objetivo, ser feliz. O como, na verdade, é o menos importante, então faça tudo o que estiver ao seu alcance para realizar o seu sonho.

Claro que se o seu sonho for ser o médico mais fodão em cirurgia neuropediatra, foque nisso.

Mas se o seu sonho tiver menos a ver com ser algo, ter uma profissão assim ou assado, e tem mais a ver com fazer algo, aprenda tudo o que precisar aprender, trabalhe em tudo o que tiver que trabalhar.

Faça tudo o que você gosta e sabe fazer para realizar esse sonho!

No meio do caminho você vai fazer várias descobertas – vai aprender que tem algo que você achava que gostava, que na verdade não gosta tanto assim; vai descobrir que algo que você achava que não era tão bom assim, na verdade é muito legal; que você faz algo muito bem e outras coisas você precisa melhorar.

E vai, claro, se especializando em algumas coisas, provavelmente as suas verdadeiras paixões, habilidades e talentos.

O sonho é mais importante do que a atividade. Lembre-se sempre disso.