7 fatores que podem afetar a sua clareza

Você já sentiu aquela frustração de que a sua vida não está do jeito que você gostaria, mas você não sabe muito bem o que é ou porque essa sensação não lhe deixa em paz?

Aquele sentimento de que você ainda não fez todas as coisas que gostaria de fazer, não realizou os seus sonhos ou alcançou seus objetivos, mas quando você pensa realmente você não sabe que coisas, sonhos ou objetivos são esses?

Então, é provável que você não tenha clareza suficiente sobre a sua vida ou, pasme!, sobre si mesmo.

Clareza é muito mais do que saber o que você quer ou onde você quer chegar. Clareza é saber o porquê de você querer o que você quer, saber qual a importância dessa coisa pra você, como você pode agir para chegar lá e, principalmente, qual é a coisa pela qual vale a pena lutar!

E mais! Clareza é saber quem você quer ser e agir em conformidade com essa expectativa. Sabe aquela sensação de que você não pode ser você mesmo ou que muitas vezes você precisa esconder quem você realmente é pra conseguir se adequar a um lugar ou a um grupo de pessoas?

Pois é… Essa incongruência tem a ver com falta de clareza e pode ser muito prejudicial .

E como clareza é algo essencial para você realizar seus sonhos, a seguir eu vou indicar os 7 fatores que afetam a sua clareza que, se explorados de forma otimizada, podem lhe levar na direção dos seus objetivos mais rapidamente.

08.11 - 01Saber quem você é

Essa é a clareza mais básica, mas, incrivelmente, é a mais ignorada.

A gente acha que sabe quem é, mas se formos analisar minuciosamente, acabamos descobrindo coisas sobre nós mesmos que a gente não sabia.

E ter essa clareza essencial sobre você mesmo é o primeiro passo e o mais importante para você começar a delinear os seus sonhos e correr atrás deles.

Então descubra o que te faz feliz, o que te deixa triste, com raiva, frustrado, o que você gosta e não gosta de fazer, que atividades te deixam empolgado, com quem você gosta ou não de estar, tudo isso tem a ver com quem você é e, principalmente, com quem a gente quer ser.

Comece a notar as suas reações, físicas e mentais, às coisas que você faz e situações que você vive e passe a tomar nota do que te faz bem e o que não te faz bem.

Esse exercício é maravilhoso pra você começar a entender quem você realmente é.

Saber quem você quer ser

Saber quem a gente quer ser tem a ver com as ações que a gente vai tomar para realizar nossos sonhos.

Se você tem uma ideia de quem você quer ser, mas você age hoje em total desconexão com essa expectativa, você vai se frustrar e vai acabar não realizando os seus sonhos.

Uma ótima forma de você começar a ter clareza sobre quem você quer ser, é escolher palavras que lhe descrevem, que definem o melhor de quem você é.

Essas palavras podem ser qualidades, ações, atitudes que possam agir como pilares da pessoa que você quer ser e que vão guiar o seu comportamento, pensamento, atitude de agora em diante.

Por exemplo, minhas palavras de hoje em dia são Corajosa, Criativa e Focada, então, toda vez que eu vou fazer algo importante ou tomar uma decisão, eu me pergunto o que essa Eu Corajosa, Criativa e Focada faria e aí, as respostas são mais fáceis.

O que é sucesso e fracasso para você

A gente nem pensa nisso, né? Sucesso e fracasso parecem coisas que todo mundo sabe o que é, mas a maioria das pessoas nem pensa sobre o que realmente eles significam.

Sucesso e fracasso são conceitos e, como todo conceito, eles têm significados diferentes para cada pessoa.

Então, não adianta viver a sua vida levando em consideração os conceitos de sucesso e fracasso de outra pessoa. Você precisa ter clareza sobre o que é sucesso e fracasso para você.

Se imagine no futuro, e comece a pensar no passado – o que você teria feito, o que você possuiria, quem você teria conhecido, que coisas teria alcançado, o que teria acontecido na sua vida para que você possa se considerar uma pessoa bem sucedida?

E se nada disso tivesse acontecido, você teria fracassado? O que mais representaria sucesso e fracasso pra você?

08.11 - 03

Que vida você quer ter

Saber que a vida que você quer ter é outro elemento que afeta a sua clareza.

Mas, de novo, é algo que não pensamos e não analisamos a fundo, porque parece já existe um estilo que devemos adotar.

Mas estilo de vida é algo muito pessoal de cada um e você precisa decidir qual é essa vida que você quer ter.

A vida mais aceita hoje é você trabalhar em uma empresa ou outro trabalho qualquer, comprar seu imóvel, ter seu carro, ter filhos, viajar uma vez por ano nas férias e viver feliz pra sempre. E tudo bem com isso – se esse estilo te fizer feliz.

Mas existem outros estilos por aí – existem pessoas que vivem em sítios e em fazendas, que vivem viajando o mundo e não tem carro, imóvel ou bem pessoas, existem pessoas que não tem emprego fixo, são freelancers, existem pessoas que não querem ter filhos, que vivem de aluguel por escolha, que andam de bicicleta ao invés de carro, que vivem em fazendas comunitárias e tantas outras escolhas.

O importante é descobrir que vida vai te fazer feliz e cria-la!

Saber o que você quer

O que você quer fazer? Que sonho quer realizar? Que objetivo quer alcançar?

Normalmente isso tem a ver com trabalho, mas pode não ter nada a ver com isso.

Eu, por exemplo, nunca tive objetivos profissionais definidos – nunca quis ser médica, atriz, cantora, bailarina, astronauta.

Eu sempre quis fazer muitas coisas. Quero morar fora, quero viajar o mundo, quero ajudar pessoas. Fazer coisas é o que eu quero. Muito mais do que ser algo definido.

E saber o que é essa coisa que você quer é a clareza mais importante, porque ela vai afetar os seus objetivos, os seus sonhos, pelo que vale a pena lutar, qual a sua missão e vai ser uma peça importante na clareza em várias outras áreas da sua vida.

Que trabalho você quer fazer no mundo

Ter clareza sobre que trabalho você quer fazer tem a ver com o que você quer, com o estilo de vida que você quer ter e com quem você quer ser.

O seu trabalho será muito mais recompensador se ele estiver harmonizado com quem você é e com quem você quer ser, se ele tiver congruência com os seus valores, a sua missão e o sonho que você quer realizar e, principalmente, se ele for compatível com o estilo de vida que você quer ter.

Pode ser que um trabalho convencional seja o que você quer.

Mas pode ser que você tenha que cria-lo. Sair da sua zona de conforto e descobrir qual o modelo de trabalho e o que você vai ter que fazer para criar esse trabalho que tenha tudo a ver com você.

08.11 - 02

Como você quer agir com os outros

Finalmente, saber como você quer agir em relação as outras pessoas, sejam elas desconhecidos, amigos, colegas de trabalho, seu companheiro, sua família, afeta totalmente a sua clareza.

Ter clareza sobre como vai ser a sua atitude, seus comportamentos e suas ações quando você estiver se relacionando com outras pessoas é muito importante, porque é preciso ter congruência entre quem você quer ser e como você trata as outras pessoas.

Não adianta nada você querer ser uma pessoa generosa, se você nunca está disposto a ajudar outras pessoas, não é mesmo?


E agora quer saber de você – quais desses fatores você já tem clareza? Quais deles você ainda precisa trabalhar?

Você acha que existem outros fatores que afetam a sua clareza? Deixa nos comentários pra gente conversar!