Se organize, já!

Seu armário está virado ao avesso e suas roupas ficam mais tempo em cima de um cadeira do que dentro das gavetas?

Sua mesa é uma “bagunça organizada” que você diz que entende, mas que, na verdade, leva uns 30 minutos pra encontrar aquele relatório que você tá precisando?

Sua cabeça anda a mil por hora, você sempre esquece compromissos, datas especiais ou eventos importantes?

Aposto até que você tem pavor da palavra organização, não é?

Você já sente um arrepio quando ouve a palavra?

Pois saiba que organização é o primeiro passo pra alcançar seus objetivos.

E não me venha com aquela conversinha de que você é uma pessoa criativa, que você só consegue trabalhar e produzir na sua “bagunça organizada”.

Sabe por que? Porque produtividade e organização são conceitos que andam juntos.

07.27 - 03

Tempo perdido

Você já parou pra analisar quanto tempo você passa procurando aquela roupa que você queria usar, na pilha de roupas que você nunca guarda no armário? Ou quanto tempo leva sempre que você quer achar qualquer documento na sua mesa? E todas as vezes que chegou atrasado ou esqueceu alguma coisa realmente importante pra um compromisso porque não lembrou do evento?

Acredito que não dá pra ser produtivo se a gente não consegue ser organizado. Você pode fazer muitas coisas, mas é provável que o que é mais importante seja deixado pra depois junto com tudo aquilo que fica pra segunda-feira.

É que quando a gente não se organiza, não organiza a nossa agenda pra semana ou pro dia, não organiza a nossa casa, o nosso local de trabalho e a nossa mente, a gente acaba resolvendo urgências e emergências o dia inteiro, a gente acaba só fazendo aquelas pequenas tarefas mecânicas e automáticas todo dia, porque são mais fáceis de fazer e de saber que foram feitas.

Mas ser produtivo é efetivamente produzir alguma coisa depois de determinado tempo trabalhado e não estar ocupado.

Se você fica ocupado o dia todo resolvendo emergências, procurando documentos e coisas que precisa na sua bagunça, então talvez você não esteja sendo tão produtivo quanto imaginava.

E é bem provável que você não esteja nem perto de realizar seus sonhos ou alcançar seus objetivos.

Organizar para realizar sonhos

Sabe por que? Porque a realização de sonhos precisa de consistência, precisa de organização, planejamento e, principalmente, compromisso.

É porque com as coisas significativas, normalmente a gente tem a impressão de que nada foi feito depois de uma hora de trabalho, por exemplo, mas na verdade o avanço em direção àquilo que a gente efetivamente quer foi imenso. Então mesmo que pequeno, esse avanço produziu algo em relação àquele objetivo que a gente quer alcançar.

E como a gente não percebe esses pequenos avanços diários, a gente acha que não está saindo do lugar. Aí a chance da gente perder o fôlego e ficar pra baixo porque acha que não está conseguindo nada é muito grande.

E é aí que entre a organização.

Primeiro porque, sem organização, nenhum sonho saí do papel.

Quando você organiza as coisas que você quer alcançar e os sonhos que você quer realizar, você planeja cada passo e cada etapa para efetivamente cumprir cada tarefa que o sonho requer. E aí você consegue realmente fazer progresso com seus sonhos.

Organizando e planejando seus sonhos e objetivos, você consegue perceber o curto, o médio e o longo prazo, e, consequentemente, acaba percebendo as pequenas conquistas diárias. Isso acaba por lhe ajudar a manter a consistência e o compromisso com seus próprios objetivos e sonhos.

Agora, me diz, como você vai ter compromisso com algo que você nem organizou?

07.27 - 01
Dicas para organizar a vida

Então, é necessário, eu acredito pelo menos, ser organizado pra conseguir ser produtivo. Organizar as tarefas que serão realizadas naquela semana e as colocar em prioridades diárias é imprescindível pra fazer esses avanços.

Dividir os grandes objetivos em pequenas tarefas factíveis se torna um ótimo incentivador pra continuar caminhando nessa direção, por mais difícil e tortuosa que ela possa parecer.

Aquela listinha básica de coisa a fazer pode ser o seu caminho pro sucesso.

Já a sua casa, seu armário e sua mesa de trabalho precisam de organização, primeiro, para que você poupe tempo e esforço ao procurar e encontrar qualquer coisa. Esse tempo perdido, por menor que seja, poderia ser usado em uma tarefa que realmente seja importante para a realização dos seus sonhos.

E, segundo, porque essa atitude de organizar os seus ambientes também lhe ajudam a manter o foco no que realmente importa – seus sonhos – e a lhe lembrar que você precisa manter o compromisso com o que é importante pra você.

Organize seu armário e a sua casa e, de repente, você não encontra coisas que não servem mais, estão feias, você não usa, não gosta mais, e, passando a frente essas coisas, além de talvez ajudar alguém, você ainda abre espaço para o novo na sua vida. Juntamente com seus sonhos.

Organize sua meda de trabalho, separando as coisas por tema, projeto, urgência ou necessidade, e tenha por perto o que você mais usa. Economize alguns minutos por dia eliminando burocracias que você mesmo cria pra você e observa como você fica amis produtivo.

Organize a sua mente e tire da cabeça para o papel (ou aplicativo), todas as suas tarefas, todos os seus compromissos, pessoas que você precisa entrar em contato, eventos que precisa comparecer. Assim você consegue planejar essas atividades e consegue lembrar de todos esses compromissos, sem precisar ficar confiando somente na sua mente.

Com essas diquinhas básicas já dá pra começar a organizar os aspectos mais importantes da sua vida e colocar ordem nas coisas.

Dessa forma, fica muito mais fácil realmente dar prioridade pra o que importa de verdade pra você e tirar do seu foco as pequenas coisas que você precisa dar atenção todos os dias.

Então, organize a sua vida e veja seus sonhos saírem do papel e se transformarem em realidade pra você!