6 Dicas espertas para gerar mais tempo

Na segunda postei o artigo “Socorro, meu dia precisa ter mais horas!” e falei que estava preparando uma lista de coisas que você pode fazer pra gerar mais tempo em sua vida.

Quando eu falo em gerar mais tempo, por favor não entenda que eu tô dizendo pra você dormir menos, fazer suas refeições enquanto realiza alguma tarefa ou ficar ocupado o tempo todo.

É exatamente o contrário – criar mais tempo na sua vida é exatamente ter mais tempo pra você fazer as coisas que você gosta, ter tempo de lazer, descanso, poder aproveitar os momentos com sua família e seus amigos e, mesmo assim, cumprir suas obrigações e fazer tudo o que você quer.

Como falei no post da segunda, o principal aqui é trocar a sua atitude reativa, de reagir ao que acontece ao seu redor e às exigências de outras pessoas, por uma atitude proativa, de colocar as suas necessidades e objetivos em primeiro lugar, como prioridade.

Quando você faz isso, parece mágica, você descobre o que você pode incluir, excluir e modificar em sua vida pra ter mais tempo pra fazer o que é realmente importante pra você.

Vamos lá criar algum tempo nessa sua rotina?

Coloque seus sonhos no papel

Sim, quando você coloca tudo o que você quer fazer e realizar na sua vida no papel, escrevendo de verdade, você internaliza esses seus sonhos e objetivos e eles passam a ser uma verdade pra você, um objetivo real a ser alcançado e uma prioridade nas suas atividades.

Parece bobagem, mas fazendo dos seus sonhos e objetivos uma prioridade na sua vida, fica mais fácil criar tempo pra fazer o que for preciso pra realiza-los.

Faça um diário de atividades do dia durante uma semana

Esse exercício é ótimo pra você saber em que você está gastando o seu tempo. Durante uma semana, faça um diário de tudo o que você faz, a hora que você acordou e foi dormir, quanto tempo você passou nas refeições, paradas em redes sociais e páginas na internet, tempo concentrado no trabalho, em reuniões, respondendo e-mails ou no telefone, quanto tempo você passou vendo TV e assim por diante.

Fazendo isso, você tem um panorama do que você realmente faz durante o seu dia e como você leva a sua rotina, lhe dando uma noção do que você precisa mudar pra criar mais tempo.

Não se assuste se você acabar com uma rotina muito diferente da que você imaginava que tinha – é normal. O importante aqui é você saber o que você precisa mudar pra gerar mais tempo.

07.02 - 01

Organize a sua rotina

Você já pensou em criar uma rotina ideal pra você? Se não, deveria.

A ideia aqui é criar um modelo de semana e dia ideais – aquele em que você tem total controle da sua rotina, faz tudo o que você se propôs a fazer, sem distrações, é produtivo e ainda tem tempo livre.

É simples: pega uma agenda, uma planilha ou uma folha de papel mesmo e comece a planejar a sua semana perfeita, da segunda ao domingo, da hora que acorda à hora que vai dormir, inserindo tudo o que você precisa e quer fazer.

Inclua a hora que você desperta, a hora que você vai dormir, os horários de suas refeições, os horários que você quer ter livre, quando você vai se exercitar, hora de trabalho. Inclua tudo!

Depois faça o mesmo com o seu dia. Pense em como seria o seu dia perfeito.

Pode ser que você não consiga viver essa rotina hoje, mas essa semana ideal e esse dia perfeito vão virar o seu objetivo e você vai aos poucos modificando suas atividades diárias pra conseguir viver essa rotina perfeita que você tanto quer e gerar mais tempo.

No que você perde tempo?

E se eu lhe perguntar quanto tempo você passa em redes sociais, vendo o seu email, checando o telefone e vendo TV – você saberia me responder?

Eu adoro todas essas coisas também, mas eles são supereficientes em fazer a gente perder tempo. Perder não, destruir, porque você não recebe nada em troca, não consegue receber de volta e não produz nada.

Se você diz que não tem tempo pra nada, mas passa a noite inteira na frente da TV, como um zumbi, então talvez você não esteja priorizando o seu tempo não é?

Que tal trocar duas horinhas de televisão por duas horinhas lendo um livro, planejando seus sonhos, fazendo o que você precisa fazer pra alcançar seus objetivos? Pense bem nisso…

Crie momentos compulsórios

Há uns dois meses eu estava totalmente assoberbada com tudo o que tinha pra fazer e com tudo o que eu queria fazer. Simplesmente não tinha tempo pra nada, passava inclusive os meus fins de semana ou trabalhando ou estudando.

O que aconteceu? Peguei uma virose que era pra durar 2 dias e acabei ficando 10 dias de cama, com febre de 39 graus.

Depois disso, resolvi parar um pouco e repensar a minha rotina, porque aquela não tava dando certo, principalmente porque eu estava dormindo entre 5 e 6 horas por dia.

Nessa reorganização, depois de criar o meu modelo de semana ideal pra esse momento que estou vivendo, eu resolvi liberar todas as minhas noites. Sim, você leu bem, as minhas noites são livres pra eu fazer o que quiser.

Antes eu ficava até uma da manhã estudando e não tava adiantando nada. Hoje, eu me atualizo, faço pesquisas que me ajudam no meu trabalho e até trabalho, mas é porque eu quero e isso me faz muito bem.

A ideia, então, é que, mesmo que você ache que não tem tempo, crie compulsoriamente um tempo todos os dias pra fazer o que você quer – seja ler um livro, uma revista, criar o seu site, gravar um vídeo, escrever, ficar com seu filho, tomar café da manhã direito, aprender uma língua nova, fazer exercício, aprender uma nova habilidade, ter um hobby, o que seja.

Criando essa prática, você vai ver que não é tão difícil e você não vai morrer se não estiver trabalhando, respondendo e-mails, em reuniões ou no telefone nesse tempo.

Basta querer.

E o mais importante – seja flexível com o seu tempo

Não adianta fazer tudo isso se você não puder ser flexível quando o momento precisar e você acabar ficando preso na rotina que você mesmo criou, não é?

Por isso é importante você ter o controle do seu dia, porque se a situação precisar, você vai ter criado tempo pra se adaptar às necessidades da situação e ainda vai conseguir cumprir as suas obrigações.