Socorro, meu dia precisa ter mais horas!

Vem cá juntinho e me responde algumas perguntas, por favor..

Você já se pegou falando que tá sem tempo, que não tem tempo pra nada ou que seu dia tinha que ter mais de 24 horas?

Você vive na correria, sempre sentindo como se estivesse atrasado pra todo e qualquer lugar que você precisa ir? Ou que você não consegue dormir direito ou ter uma refeição tranquila e completa?

Você sente como se a vida estivesse passando rápido demais, como se você não tivesse controle de nada? Sente que não conseguiu realizar nada em todo esse tempo e que a realização dos seus sonhos estão mais longe do que você esperava quando você imaginava o futuro?

Talvez você esteja sofrendo de desorganização crônica da modernidade – esse estilo de vida atual, onde estar atrasado, ocupado e sempre na correria virou status, mas que não leva ninguém a lugar nenhum.

A culpa não é do seu trabalho que exige demais de você, ou dos cursos que você faz ou dos seus filhos que demandam atenção permanente.

O problema é que a gente se deixa afundar em todas as tarefas diárias e na rotina, nas obrigações e nas contas a pagar e acaba vivendo assim, de salário em salário, levando a vida com a barriga, esperando o dia perfeito em que a gente vai poder realizar os nossos sonhos.

Isso porque a gente se acostuma em ter uma atitude reativa em relação à vida, somente reagindo ao que acontece ao nosso redor, ao invés de ser ativo e controlar o nosso tempo e as nossas atividades.

E isso não tem nada a ver com o seu emprego, com a sua família, com a economia ou com a falta de dinheiro. Tem a ver com organização e planejamento.

06.29 - 01

Mas porque a gente fica sem tempo pra nada?

Como falei, a gente é acostumado a ter uma atitude reativa com a nossa vida – a gente vai pra escola e reage a todas as atividades que nos são impostas lá, depois tem que reagir ao vestibular, depois à faculdade e às demandas do mercado de trabalho.

Quando finalmente entramos no mercado, nos acostumamos a reagir aos nossos chefes, as nossas obrigações, aos clientes e aí nos perdemos em todas essas coisas que a gente tem que fazer.

E a nossa vida vira uma sucessão de tarefas a serem cumpridas o tempo todo e acabamos deixando sempre pra depois os nossos sonhos, pra um dia em que teremos tempo o suficiente pra dedicar a nossa própria vida.

Essa reatividade não acontece por acaso, claro. Existem três razões principais pra isso: falta de planejamento dos nossos sonhos, falta de organização do nosso dia e perda da perspectiva do que é importante pra gente.

Como a gente não planeja como vamos realizar os nossos sonhos ou alcançar nossos objetivos, e não organiza o nosso dia de forma a harmonizar nossas obrigações com atividades que vão nos levar na direção dos nosso sonhos, a gente acaba ficando sem noção de como ou quando vamos conseguir realizá-los.

Além disso, enchemos o tempo que temos livre com um monte de atividade que não vai levar a gente a lugar nenhum e que consome muito tempo sem que a gente perceba.

Me diz, você já parou pra pensar quanto tempo você passa vendo TV ou quanto tempo você fica em redes sociais ou páginas que não vão lhe ajudar em nada?

Pois é, se você trocar um pouco do tempo que você fica fazendo essas coisas por algo que vai lhe ajuda a realizar os seus sonhos, talvez eles se tornem um pouco mais possíveis, não é mesmo?

É uma questão de prioridade

É isso mesmo – prioridade!

“Aah, mas eu sei quais são minhas prioridades, eu preciso pagar as contas, cumprir minhas obrigações do trabalho e cuidar da minha família”, você me diz.

Ok, entendo – mas isso não quer dizer que, junto com essas, você não possa fazer dos seus sonhos sua prioridade também.

Quando você coloca os seus sonhos como prioridade, automaticamente você precisa criar um plano de como você vai realizá-los, você precisa organizar o seu dia pra conseguir incluir atividades na sua rotina de modo a executar o seu plano criado e, mais importante, você faz dos sonhos algo importante pra você.

E, desse jeito, você começa a trocar atividades sem nenhuma utilidade por essas atividades que vão executar o seu plano de realização de sonhos.

E isso tem tudo a ver com produtividade, porque você precisa aprender a fazer mais em menos tempo e a ser mais eficiente com seu tempo. Eu já falei algumas vezes sobre produtividade – aqui, aqui e aqui – é um tema que amo muito e que acredito demais que faz toda a diferença pra gente alcançar nossos objetivos.

E tem tudo a ver com criatividade também, porque você precisa ter uma atitude não só ativa, mas também criativa em relação ao seu tempo, sabendo o que é importante, o que é urgente, o que você pode delegar e o que você pode simplesmente excluir da sua vida, para que você possa criar e gerar tempo pra o que realmente é importante pra você.

E, pra ajudar você nessa busca por tempo, eu tô preparando uma lista super legal pra liberar na sexta com um monte de dica de como você pode gerar e criar mais tempo pra realizar seus sonhos. Então fica ligadinho, beleza?

E aí, se identificou com essa falta crônica de tempo? Você acha que existem mais razões porque você não tem tempo? Qual a sua opinião? Compartilha com a gente!