Você cria expectativas?

Expectativa é a condição de estar a espera de alguma acontecimento. Expectativa é, então, quando você espera que alguma coisa var acontecer.

Ou pior, quando outras pessoas esperam que algo vai acontecer com você.

Ou, ainda pior, quando outras pessoas esperam que você faça alguma coisa como eles acham que você deveria fazer.

Se alguém diz que vai fazer alguma coisa, ficamos esperando que ela realmente vai fazer essa coisa. Assim como quando nós dizemos que vamos fazer algo, outras pessoas esperam que nós façamos esse algo.

Normal, certo?

Certo.

No entanto, existem duas situações, muuito comuns, que envolvem a expectativa e não tem nada a ver com cumprir a sua palavra.

E essas situações envolvem uma expectativa indireta, oculta, uma expectativa implícita.

tumblr_moinqektAy1s81ulmo1_500

A primeira é a sua própria expectativa consigo mesmo e com o que você acha que tem que acontecer na sua vida.

Muitas vezes, nós esperamos que as coisas aconteçam normalmente, como se fossemos abençoados pelo Universo para ser aquela pessoa que conseguiu tudo, sem fazer absolutamente nada.

Achamos que, por sermos boas pessoas e fazermos tudo certinho, como manda as regras, devemos ser recompensados com todos os nossos sonhos.

Visualizamos a nossa vida perfeita e acreditamos, piamente, que merecemos tudo isso. Mas não nos mexemos, não agimos, não fazemos nada.

E aí, ficamos desapontados, porque não estamos conseguindo realizar nossos sonhos.

A expectativa dentro da gente é boa quando ela nos faz seguir em frente, quando a transformamos em um combustível para que possamos fazer o que precisa ser feito pra alcançar o que desejamos.

Infelizmente, não importa se você é a pessoa mais inteligente da sua família e seus amigos, não importa se você faz tudo certo, não importa se você tirou boas notas. Se você não colocou seus esforços no lugar certo e não fez o que tinha que ser feito para realizar os seus sonhos, seus sonhos não vão se realizar.

Não adianta plantar laranjas e esperar colher maçãs. Não é assim que acontece.

Se você fez medicina, mas queria ser bailarina, infelizmente você não vai ser bailarina. Não importa o quanto você queira. Você colocou seus esforços no lugar errado. Você vai ser médica, a não ser que mude a rota.

expectativa

Do outro lado, e que pra mim é o pior tipo de expectativa que existe, é a expectativa dos outros.

O que os outros esperam que você faça, sem que em nenhum momento isso tenha surgido na conversa. Sem lhe perguntarem se é o que você quer fazer.

É a expectativa de ir bem na escola, é a expectativa de escolher o curso “certo” na faculdade, é a expectativa de se formar, de conseguir um emprego, de passar em um concurso, é a expectativa de comprar um imóvel, ter o carro do ano, ter uma família, filhos e tudo o mais que todo mundo tem que fazer.

Não que ter tudo isso seja ruim. É maravilhoso. Se você realmente quiser.

Se você não quiser nada disso, a expectativa vai gerar cobrança e a cobrança vai gerar desentendimentos e conflitos.

Já falei disso em outro texto.

Imagine que você quer viver a sua vida viajando o mundo. E seus pais, por exemplo, esperam, como quaisquer pais, que você tenha um emprego seguro, tenha uma família, o seu imóvel próprio e a vida que eles veem todo mundo e eles próprios tendo.

Provavelmente suas expectativas vão ser quebradas, porque você não vai ter nada disso.

Ou, o pior cenário possível e o mais comum. Você destrói os seus sonhos pra seguir as expectativas dos outros.

E aqui é onde eu queria chegar.

Todo mundo tem pessoas em sua vida que têm expectativas em relação a elas. São, principalmente, a família. Na infinita maioria das vezes, eles só querem o seu bem, saber que você vai conseguir viver sua vida e não vai passar nenhuma necessidade.

Só que esse cuidado pode acabar destruindo sonhos. Eles esperam que você dê o menor trabalho possível, que consiga se cuidar, então o caminho perfeito é encontrar um curso que dê dinheiro, um trabalho seguro e o caminho que já é conhecido.

E aí, você pode acabar não trilhando caminhos incríveis, mas desconhecidos, por medo de decepcionar essas pessoas que lhe amam tanto, por medo de não ser o que eles esperavam, de não fazer o que eles queriam e de não dar certo do jeito que você imaginou.

Ninguém vai saber o que você quer se você não falar. Ninguém vai poder lhe ajudar se você não pedir. Ninguém vai entender se você não explicar.

Não tem problema nenhum se você não quer ser médica como seus pais queriam que você fosse. Você pode ser a bailarina que você queria ser. Mas esperar que isso aconteça, sem fazer nada a respeito, isso realmente não vai acontecer.

Se você não fizer nada na direção do que você realmente quer, as expectativas vão continuar existindo, assim como as cobranças quer as acompanham.

Viva a vida que você deseja, que você merece, que você sonha, você o que você quer.

Não peça permissão, peça desculpa!