Produtividade 1.0 – Porque você faz menos em mais tempo

Já falei sobre produtividade nesse artigo aqui “Você é Produtivo ou Está Ocupado?”, sobre a diferença entre estar ocupado e ser efetivamente produtivo.

Hoje quero explicar um pouco melhor o que é produtividade, alguns conceitos que surgiram nesse texto e porque ela é uma peça chave na realização de sonhos, principalmente se o seu sonho tem a ver com trabalhar naquilo que você ama.

Ser produtivo, pra mim, é fazer mais em menos tempo, criando tempo que antes não se tinha. Lembra o quanto eu falo sobre como podemos gerar mais tempo em nossa vida? Pois é, a produtividade é exatamente isso!

Como falei naquele texto, produtividade não é estar ocupado, fazendo um monte de coisa, é, na realidade, ser produtivo, produzir coisas ao final das tarefas, conseguir sair do lugar, progredir em direção ao seu objetivo. Se nenhum passo foi dado na direção da sua meta, então você não foi produtivo.

E aí é que está o problema. Todos nós temos um monte de coisa pra fazer todos os dias, e as tarefas que mais nos tomam tempo são aquelas urgentes e as tarefas do dia a dia, que deixam pouco tempo pras tarefas realmente importantes.

Esses 3 tipos de tarefas configuram a chamada Tríade do Tempo, que basicamente define que as tarefas podem ser classificadas em 3 tipos: importante ou significativa, urgente ou atrasada e circunstancial ou inevitável.

11As tarefas urgentes ou atrasadas são aquelas que estão na nossa lista “Pra fazer” há mais tempo do que deveriam e chegaram num ponto em que ficaram atrasadas e há pouco tempo pra serem realizadas ou aquelas tarefas que acabaram de surgir, mas precisam ser realizadas o mais rápido possível.

Tanto no trabalho, quanto na vida, o que queremos é diminuir ao extremo esse tipo de tarefa, porque, além de consumirem muito tempo, elas ainda consomem nossas emoções e trazem estresse. E se há estresse não existe produtividade, não é mesmo?

2As tarefas Circunstanciais ou inevitáveis são aquelas que não são tããão importantes, mas que precisam ser feitas mesmo assim. Normalmente elas não têm nada a ver com o trabalho ou nosso propósito, mas precisam ser realizadas, como compras, lavar roupa, lista do supermercado, levar as crianças na escola, escovar os dentes, limpar a casa.

Esse tipo de tarefa, sempre que possível, pode ser delegada pra outra pessoa ou então podem ser realizadas em conjunto. Na sexta vou liberar um textinho super joia dando algumas ideias de como ser mais produtivo e gerar mais tempo, removendo, delegando e organizando. Fica ligado!

33Por fim, aaah as tarefas mais lindas: as significativas ou importantes. Essas são as tarefas que a gente quer na nossa listinha de afazeres todos os dias, as tarefas que vão fazer a gente progredir em direção ao nosso sonho. Essas são as tarefas que realmente vão fazer a diferença pra gente ou pro nosso negócio.

Por exemplo, se o seu sonho é passar um ano viajando o mundo, suas tarefas significativas podem ser: pesquisar países que quer conhecer, pesquisar opções de estadia, pesquisar opções de mobilidade (passagens aéreas de volta ao mundo, carro, passagens avulsas), planejar roteiro, lugares que quer conhecer, comprar passagens, comprar malas, reservar hoteis. Enfim, deu pra entender né?

Se você está querendo construir o seu negócio, é preciso tomar muito cuidado pra reservar um tempo todos os dias pra essas tarefas que são realmente importantes pra criação do seu negócio, ou então, você pode se perder no tanto de coisa que há pra fazer ou acabar deixando tudo pra depois, por falta de tempo.

Reserve um tempinho todos os dias pra fazer alguma coisa em prol do seu negócio, mesmo que seja pouco. Progresso gera progresso e você ficará muito mais motivado por ver que está conseguindo realizar alguma coisa todos os dias.

Organização é super importante na hora de reservar seu tempo pra realizar as tarefas importantes e encontrar maneiras de organizar o seu tempo, suas tarefas e seus dias é essencial pra ser mais produtivo.

O mais importante, na verdade, é você ter a intenção de ser produtivo sempre. Eu sei que tem dias que a gente só quer ver vídeo bobo no Youtube, eu também tenho esses dias, mas tente pelo menos que a maioria do seu tempo tenha a intenção de conseguir realizar tarefas importantes pra você e o seu negócio.

Sexta eu vou liberar uma listinha super bacana de como ser mais produtivo e algumas ferramentas que uso pra organizar o meu tempo e minhas tarefas. Prometo que são bem simples. Então fica ligado!

Por enquanto, tente identificar quais os tipos de tarefa estão na sua lista e separe-os em urgentes, importantes ou inevitáveis e tente entender quais as tarefas que podem ser feitas agora mesmo, quais podem ser delegadas, quais podem simplesmente ser removidas da lista ou realizadas juntas, quais estão atrasadas e porque e quais são realmente importantes pra você ou seu negócio. Comece a organizar sua lista de tarefas hoje mesmo!

E aí, gostou? Você consegue ser produtivo no seu dia a dia? Consegue realizar as tarefas mais importantes, ou fica preso nas urgentes?

Comenta aí embaixo pra gente conversar sobre isso, tô doida pra saber a sua opinião!