Descubra o que você quer!

Um dos passos mais importantes pra ter tudo o que você sonha é exatamente saber o que você realmente quer.

Parece meio estranho falar isso, mas não saber o que se quer é muito comum de acontecer.

O que acontece é que nós somos praticamente treinados para seguir um determinado meio de vida, porque é o que se conhece como verdade, é o que todo mundo acha que é o certo a se fazer.

Seguindo esse roteiro pré-determinado, nós acabamos ignorando o que nós queremos de verdade. Muitas pessoas nem ao menos sabem quais são seus sonhos ou o que querem.

Então, é por isso que ter clareza é o primeiro passo para realizar todos os seus sonhos. Ter clareza sobre quem você é, no que você acredita e o que você quer é a base de toda conquista futura.

11026082_1015217691824164_8405677487529708864_n

Decida quem você é

Muitas pessoas nem sabem quem são, sabia?

Digo isso por experiência própria. Há um ano e meio atrás, de repente eu parei e percebi que eu não sabia nada sobre mim mesma. Eu não sabia o que eu gostava, o que eu não gostava, o que eu queria ou não queria, não sabia meus valores, no que eu acredita ou o que era importante pra mim.

Sem saber essas coisas simples, mas essenciais, a gente acaba sendo somente uma repetição do que é senso comum no mundo. Mais do mesmo.

Descubra que você é, do que você gosta de verdade, do que você não gosta, quais são seus valores, do que você não abriria mão por nada, o que não é importante pra você e comece a exercitar quem você é de verdade.

A partir dessa descoberta, você vai poder fazer todo o resto fazer sentido. Sabendo quem você é, você vai saber também qual o estilo de vida que combina com você e qual o trabalho que tem tudo a ver com essa vida dos seus sonhos.

Quer um exercício rápido pra começar a colocar em prática? Faça duas listas, uma das coisas que você gosta e outra das que você não gosta. Primeiro vão vir coisas simples, mas com o tempo essa lista vai começar a ficar complexa e completa e você vai entendendo certas decisões que você já tomou na vida.

Depois comece a colocar no papel os seus valores, como por exemplo honestidade, liberdade, perfeccionismo, segurança, estabilidade, aventura, família. Compare os seus valores, qual é mais importante que o outro (você faria algo de honestidade duvidosa pra ter estabilidade? Ou não há nada que mereça você abrir mão da sua honestidade?).

Decida o que você quer

O segundo passo dessa autodescoberta maravilhosa que vai mudar a sua vida é descobrir o que você quer.

O que você quer tanto de modo geral, quanto de modo específico na sua vida. Você quer ter uma família? Você quer ter seu negócio ou ter um emprego fixo? Vai ter filhos? Quer ter uma casa própria? Quer viver viajando o mundo?

Lembre-se, não há nada nesse mundo que você precisa fazer. Nada é obrigatório. Você não é obrigado a ter filhos e uma família porque todo mundo tem. Você também não é obrigado a ter seu imóvel próprio porque todo mundo faz isso. Você nem mesmo é obrigado a ter um emprego fixo.

Você deve, sim, ser feliz! A viver sua vida do jeito que você quer e do jeito que faz sentido pra você.

De modo específico, decida que tipo de trabalho você quer ter, qual o estilo de vida que você quer, onde você vai morar, se vai morar em algum lugar de forma fixa, como vai ganhar dinheiro.

Se vai ter um negócio, decida qual e como esse negócio vai se encaixar nesse estilo de vida que você quer ter.

Não se preocupe, mudanças de rotas podem ser feitas a qualquer momento e são muito mais fáceis de lidar quando você sabe o que você quer.

20028_1215180861855608_8705040659712538109_n

Decida o que você não quer

Esse é um ponto crucial: você precisa saber o que não você não quer.

Isso é mais importante do que saber o que você quer, porque você sempre vai querer alguma coisa. Mas o que você não quer é mais difícil, porque provavelmente você só vai saber quando acontecer com você ou quando você, pelo menos, refletir sobre o assunto.

Por exemplo: você só vai saber que você não quer ter filhos, quando você realmente parar pra analisar isso. Ou vai saber que não quer ter emprego fixo e chefe quando tiver um. Ou vai saber que não quer ter um imóvel próprio quando descobrir que o que você quer mesmo é viver viajando o mundo ou morar em países diferentes a cada dois anos, sei lá.

Então é primordial fazer os dois primeiros passos primeiro.

Tão importante quanto e relacionado ao que você não quer é saber o que você está disposto a perder pra ter o que você quer.

Muitas pessoas tomam determinadas decisões sem refletir sobre suas consequências e acabam perdendo coisas que não queriam perder.

Por exemplo, se o seu sonho é viver viajando o mundo, provavelmente você vai perder a convivência com a sua família e seus amigos. Você vai perder momentos importantes, datas comemorativas e acontecimentos.

Então é preciso refletir sobre o que você está disposto a perder pra realizar os seus sonhos. De repente você pode acabar descobrindo que você não quer perder o que você provavelmente vai perder pra obter o que você quer e aí você descobre que o seu sonho não era realmente um sonho.

É preciso coragem e determinação pra se livrar do que não se quer e deixar ir o que se está disposto a perder pra realizar sonhos, mas com certeza o esforço é recompensado por saber que um objetivo foi alcançado.

E aí, gostou? Você já sabe o que você quer? Quais são seus sonhos? O que você está disposto a perder pra realizar esse sonho?

Comenta aqui embaixo ou lá no nosso Facebook!