20 livros para começar a mudar sua vida!

Eu tenho uma lista imensa de livros que quero ler, pra me desenvolver mesmo.

Tem um tempinho que dei uma parada nos livros de ficção, porque tava sentindo que precisa melhorar muitas coisas dentro de mim mesma.

Não que eu não goste de ficção. Ao contrário – eu adoro! Mas precisava mesmo mergulhar de cabeça em livros mais densos, que possam me ensinar a melhorar minhas habilidades, a ver a vida de uma maneira mais leve e que possam me ajudar a construir a vida que eu quero ter.

Sim, muitos desses livros são autoajuda, ou pelo menos parecem ser. Mas não são aquelas autoajudas baratas, são livros que realmente ensinam coisas úteis, métodos comprovados e que podem, com as devidas adequações, ajudar a nos transformar em pessoas melhores. Ou pelo menos a refletir um pouco sobre nossas atitudes, nossas escolhas e sobre o que queremos.

Outros livros, por outros lado, são de negócios. São livros usados por pessoas que estão construindo seus próprios negócios, startups ou, até mesmo em universidades renomadas.

Esses do post de hoje são os que estão na minha lista de prioridade – os escolhidos para serem devorados de primeira.

Conheço pessoas que se aventuram em física quântica, livros sobre espiritualidade e coisas muito mais complicadas. Eu prefiro começar simples e aprender o máximo que posso sobre como melhorar a mim mesma e, talvez, o mundo junto. <3

Então aqui estão os 20 livros que sugiro para quem quer começar a se enveredar pelo mundo do desenvolvimento pessoal, pra quem quer descobrir seus próprios conceitos, suas paixões, o estilo de vida que você quer ter. Pra quem quer melhorar suas habilidades pessoais e com os outros. Pra quem, talvez, queira ser mais criativo. Pra quem quiser começar um negócio, criativo ou não.

Enfim, pra todo mundo que quer começar a tornar sua vida mais interessante do que esperar pelas sextas-feiras!

Manual Para Jovens Sonhadores – Nathalie Trutmann

Livro muito fofo, em que Nathalie conta sua história maluca de sair de seus país natal, estudar nos Estados Unidos e depois simplesmente seguir o seu coração. Tudo isso com muito bom humor e pitadas de conselhos. Foi o primeiro livro que li e amei de verdade!

Escolha Sua Vida – Paula Abreu

Esse foi o livro que mudou tudo pra mim! A Paula era advogada e, do nada, foi demitida da empresa onde trabalhava. Ao invés de procurar outro emprego, foi descobrir o que queria fazer da vida e escreveu esse livro, onde ela conta sua história, ensina coisas muito importantes sobre sucesso, felicidade, paixão e, de quebra, tem exercícios pra gente fazer junto com o livro. É pra começar a mudança de uma vez!

Recalculando a Rota – Alana Trauczynski

Ainda não li, mas adoro os textos da Alana, os vídeos, acho ela super autêntica e verdadeira. Seu estilo e conteúdo são parecidos com o da Paula, mas elas são muito diferentes e cada uma dá seu toque especial no quê e como fala. Tô doida pra começar esse!

Libertando o Poder Criativo – Sir Ken Robinson

Esse livro é mais um apanhado sobre criatividade, educação e a importância do ensino das artes. O livro é genial e foi o que ressuscitou meu amor pela criatividade e pela arte em geral. Acredito em tudo o que ele fala e acho muito importante que todo mundo conheça seu pensamento, pois os sistemas educacionais vigentes estão fadados ao fracasso, se já não fracassaram e precisam ser analisados. Pelo bem dos nosso filhos!

Elemento-Chave – Sir Ken Robinson

Ainda não li, mas pelo nome acredito que seja bem interessante. Sobre como encontrar aquilo que você veio ao mundo fazer e porque você não deve se comparar as outros. Encontre seus próprio talentos!

A Arte da Não-Conformidade – Chris Guillebeau

Chris já conheceu todos os países do mundo e fala muito sobre não se conformar, sobre criar seu próprio mundo e seu próprio jeito de viver a vida

Geração de Valor – Flávio Augusto da Silva

Esse é um apanhado de vários textos interessantes do criador do Geração de Valor. Quem não acompanha, segue lá no Facebook, porque o insights que o Flávio dá são poderosos e nos deixam pensando pra sempre.

Roube como um Artista – Austin Kleon

Livrinho pequeno, curtinho, bem visual, mas que é poderoso. É preciso ler várias vezes pra pegar todas as nuances do livro.

A Menina do Vale – Bel Pesce

Ainda não li, mas a garota é fera, então vale a pena.

Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss

Estou lendo e o título é apelativo mesmo. Mas os conceitos do livro são incríveis. Basicamente Tim ensina a automatizar toda a sua vida, pra que você possa aproveitar o máximo e fazer tudo o que quer fazer.

O Poder da Coragem – Jober Chaves

Ainda não li, mas tô doida pra começar.

A Vida é um Bilhete Premiado – Brendon Burchard

Ainda não li, mas adoro tudo o que o Brendon faz. Já li seu Mensageiro Milionário e é fantástico pra quem quer começar um negócio.

O Poder da Energia – Brendon Burchard

Conheço muitos dos conceitos sobre energia que o Brendon ensina, só falta ler o livro agora. Super importante se você quer aprender a gerar mais energia e poder fazer tudo o que quer fazer nessa vida.

Design Thinking – Tim Brown

Looouca pra ler esse livro – é o próximo da minha fila. Essa metodologia é sensacional e estou ansiosa pra aprender mais sobre isso e poder aplicar em várias áreas da minha vida. Super indico para os criativos de plantão que querem organizar seu negócio, sua agenda, seu produto, basicamente serve pra tudo.

Criando o Trabalho que Você ama – Rick Jarrow

Esse foi indicação da Alana e já tá na lista, só falta eu conseguir encontrar aqui na minha cidade =P

Confiança Criativa – Tom Kelley e David Kelley

Esse li e adorei. Está na minha cabeceira. Tom e David falam sobre criatividade e como reaprender e se reacostumar com sua criatividade. Além disso, o livro todo está recheado de exercícios que são usados na d.school de Stanford. É maravilhoso!

A Ascensão da Classe Criativa – Richard Florida

Um dos próximos. Já li Economia Criativa, do John Howkins e agora falta esse. Basicamente, ambos os livros falam de como os profissionais criativos estão dominando o mundo e como são eles que estarão no topo da cadeia alimentar a partir de agora, já que profissões mais automáticas acabarão sendo trocadas por softwares, máquinas e afins.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R Covey

Também doida pra ler. Sou aficionada por produtividade e ser mais eficaz e eficiente. Essas três habilidades juntas nos dão mais resultados, mais produtividade e, portanto, mais tempo livre. Se você faz mais em menos tempo, claro que você via ter mais tempo pra fazer o que você ama ou simplesmente pra ficar vendo sua série favorita. ;P

Se eu soubesse aos 20… – Tina Seelig

Ainda não li, mas já soube que é maravilhoso.

Por Quê? – Como Motivar Pessoas e Equipes A Agir – Simon Sinek

Esse eu já conheço vários conceitos e como é importante você sabe o seu porquê. Porque você faz as coisas, porque você tem o seu negócio, pra só depois falar sobre o como e o “o quê”. Mesmo que você não queira ter um negócio, é um livro interessante pra ler.