Você é produtivo ou está ocupado?

Estar ocupado nem sempre é sinal de produtividade

Muito se fala sobre gerenciamento de tempo e produtividade, sobre fórmulas mágicas para organizar o seu dia para ser mais produtivo e eficiente. Mas você já parou pra pensar se todas essas atividades realmente estão sendo produtivas?

Ser produtivo não é estar ocupado o tempo todo, fazendo coisas. Você está ocupado quando está no Facebook, nem por isso é produtivo, não é mesmo?

Veja bem, ser produtivo é produzir coisas, ter resultados, ter algo ao final do seu período de produtividade que vai te levar para algum lugar.

Se no fim do dia, você não tem nada como resultado ou não se moveu nem um pouquinho na direção que você quer, então você não foi produtivo, você esteve somente ocupado.

E cá entre nós, se você está precisando de um monte de coisa para gerenciar o seu tempo, provavelmente você anda muito mais ocupado do que produtivo ultimamente.

E pior, você deve estar ocupado mais com coisas urgentes do que com coisas efetivamente importantes para você ou para seu negócio.

Ao invés de se encher de super ferramentas de gerenciamento de tempo, que tal procurar uma ferramenta de produtividade? Algo que realmente vá lhe ajudar a organizar suas tarefas de forma que você consigo em algum momento do seu dia fazer as coisas que são realmente importantes pra você.

Todos nós temos que resolver pendências urgentes ou realizar tarefas que são necessárias, como levar a roupa na lavanderia, mas com um pouco de organização (e delegação), é possível também inserir as nossas prioridades entre os incêndios a serem apagados durante o dia.

E, de quebra, ainda ganhar um tempinho pra relaxar, levar um livro, assistir aquela série preferida ou ver um filme.

O truque é ter a intenção, todos os dias, de realizar algo realmente importante pra você, aquele projeto que é essencial para o seu desenvolvimento e que vai te levar na direção do que você realmente deseja.

Tem mais dúvidas sobre produtividade? Quer mais dicas?

Deixa aí nos comentários!