10 dicas para ser criativo todos os dias

A criatividade não é um dom, não é um atributo inerente a pessoas especiais, é uma característica do ser humano e pode ser desenvolvida.

Para desenvolver a criatividade, é preciso treinar o nosso cérebro a perceber as coisas de uma nova forma e a criar soluções criativas ao invés de respostas automáticas e já conhecidas.

Pequenos atos todos os dias podem ser muito úteis para desenvolver a criatividade, fazer pequenas mudanças de hábitos e exercitar o nosso cérebro para estar atento a novas ideias mudam a forma como a nossa mente funciona, criando novas possibilidades para a criatividade.

Aqui estão 10 dicas que podem ser usadas todos os dias e em qualquer situação para começar a treinar o cérebro aos poucos para ser mais criativos, além de desenvolver a nossa percepção para novas referências e para ter novas perspectivas sobre os acontecimentos, de forma a aumentar a possibilidade de uma inspiração virar uma ideia criativa e inovadora.

download

Continue Curioso

Mantenha sempre uma curiosidade autêntica sobre tudo, pessoas, coisas e lugares. Tente entender o porquê e o como das coisas e observe sempre todos os acontecimentos. A curiosidade é o primeiro passo para aprender coisas novas e conseguir novas perspectivas sobre as situações, criando novas soluções para os problemas.

Anote suas ideias

Ter o hábito de anotar seus pensamentos, suas ideias e coisas interessantes que você viu, leu e ouviu é uma ótima forma de treinar o cérebro para estar aberto a novas ideias e sempre ligado e atento a novas oportunidades. Anotar tudo é deixar espaço livre para seu cérebro se ocupar de coisas mais importantes. Além disso, confiar somente na nossa memória é ter a possibilidade de esquecer ideias incríveis.

Mantenha o bom humor, pare de reclamar

Reclamar não ajuda em nada, apenas deixa nossa mente mais limitada e nebulosa, sem nenhum caminho para ter novas ideias. Reclamar é apenas um gastador de energia, que poderia ser melhor utilizada focalizando a solução, não acha? Cultivar o bom humor, sendo otimista e positivo, além de contribuir para a realização dos nossos objetivos, é ainda mais eficiente para gerar coragem e autoconfiança, atributos essenciais para ter novas ideias.

Descubra novas fontes de ideias

Aprender a escutar e vê faz toda a diferença na hora de encontrar novas referências. Saber prestar atenção é essencial para saber o que é útil ou não como fonte de ideia, já que qualquer coisa pode ser uma fonte inesgotável de referência. Descubra novos livros, filmes, amizades, novos programas de televisão, adquira o hábito de procurar por entretenimento de qualidade, que tem o poder de mexer com nosso cérebro de uma forma que não imaginamos antes.

Siga sua intuição

Ter autoconfiança para acreditar em seus instintos e em suas ideias é o primeiro passo para ser mais criativo, já que ceder a críticas e ao medo do que pode vir a ser são letais para uma mente criativa. Exercite, valoriza e expresse seus intuições e instintos, para que o cérebro possa se sentir confiante para expressar os conhecimentos e experiências armazenados em seu banco de dados. Parar de dar importância à opinião dos outros é essencial para construir a nossa confiança criativa, já que a expectativa alheia pode minar sua criatividade antes mesmo dela começar a se expressar.

Se rodeie de pessoas criativas

Tente sempre estar rodeado de pessoas criativas e interessantes, que podem sempre adicionar novas ideias e perspectivas ao seu mundo. Pessoas assim, além de serem ótimas companhias, ainda costumam ser otimistas e positivas, têm ideias diferentes sobre assuntos variados e ainda podem ser ótimas fontes de novas referências, inclusive provocando novos pontos de vista e hábitos novos.

Conheça as ideias já existentes

Para poder criar o novo, é preciso saber o que já existe, não é mesmo? Para ser criativo, é preciso primeiro saber o que é o lugar comum, de qual caixa é preciso sair. Conhecer o que já foi feito é ótimo para evitar cometer os mesmos erros e repetir o que já é conhecido. Além disso, saber o que já foi feitos antes é fonte de conhecimento, que podem ser combinados e usados como boas referências para novas ideias.

Rebele-se

Ser criativo requer também ser um pouco rebelde. Faz sentido, já que para criar o novo, ter novas ideais e ser realmente criativo é preciso contrariar o que já existe, discordar da realidade e não se conformar com o que é dito como correto.Questionar a realidade, os paradigmas e as normas pode ser muito saudável. Acreditar que se pode criar uma realidade ainda melhor é ótimo para confiar na própria criatividade.

Se esforce para ser criativo

Force o seu cérebro a pensar as situações sob novas perspectivas, a criar novas soluções para velhos problemas. Force seu cérebro a ser flexível, original e a pensar em várias alternativas para o mesmo desafio. Fazer com que o nosso cérebro olhe as coisas como ninguém nunca olhou também é uma opção e pode ser útil para traçar novos caminhos.

Seja pró-ativo

Não esperar por ordens e se oferecer para solucionar problemas é ótimo para exercitar o cérebro e ser mais criativo. Simplesmente fazer as coisas, sem ter uma razão ou uma ordem por trás pode ajudar o cérebro a se desenvolver e a criar novas ideias.