Você sabe o que é viver no agora?

Você sabe o que é presença?

Há algumas semanas vi uma palestra online em que a palestrante (sim, a famosa Paula) falava sobre presença.

A gente ouve muito falar sobre presença, estar no momento presente, viver o agora, mas ninguém nunca explica o que isso significa ou como fazer.

Ora, se eu to viva aqui e agora é porque eu estou presente, certo?

Huuum… não é bem assim.

Eu nunca tinha dado muita importância para o assunto, até essa palestra, porque, bem, eu não entendia o que era viver no presente.

Você já se pegou fazendo alguma coisa e percebeu que sua perna estava balançando contra sua vontade? Ou estava lendo um livro e de repende notou que você tava mexendo no cabelo ao mesmo tempo?

Tava vendo TV e percebeu que você estava pensando em outra coisa e não estava prestando atenção no programa? Ou, pior, estava conversando com alguém e, do nada, se deu conta de que você não lembra de nada que a pessoa falou nos últimos 5 minutos?

Pois é… nesses momentos a gente não está vivendo o momento presente.

Normalmente estamos distraídos e não percebemos que não estamos totalmente focados na nossa atividade atual, seja uma conversa, um trabalho, um projeto ou simplesmente a TV.

Mas, muitas vezes, estamos revivendo o passado ou sonhando e imaginando o futuro. Por isso não estamos no presente.

Parece um negócio complicado, mas na verdade tudo tem a ver com foco. E presença é algo que se aprende, é uma habilidade.

É você se desligar de expectativas que você mesmo cria e deixar de ficar no “Eu deveria estar fazendo…”.

Sabe quando você está vendo a tal da TV, mas fica pensando o tempo todo, “ah eu deveria estar estudando?” Pois é..

presença png

Nessa palestra que eu falei, eu aprendi que o agora é perfeito, tudo o que acontece no momento presente é porque deveria acontecer. É a única coisa que existe e não adianta resistir e lutar contra o agora.

É simples. Se você está lendo esse texto agora, é porque é isso que você deveria estar fazendo nesse exato momento. E nada mais.

Se, enquanto você está lendo esse texto, você ficar pensando em algo que aconteceu no passado (recente ou antigo), se ficar pensando no que você ainda vai ter que fazer ou, pior, se ficar pensando que você deveria estar fazendo alguma outra coisa, você não está vivendo no momento presente. Você não está no agora.

Você está resistindo ao presente e, ao mesmo, tempo está lutando contra a única coisa perfeita no mundo.

Não é muito legal, né..

Quando eu aprendi isso, foi como se um milhão de quilos tivessem sido tirados dos meus ombros, porque eu vivia fazendo uma coisa e pensando que eu deveria estar fazendo outra. E aí nem fazia o que eu deveria fazer, nem focava no que eu estava fazendo.

Então, eu resolvi simplesmente aceitar o que estava acontecendo.

Não estou dizendo que você deveria deixar de analisar coisas que aconteceram no passado ou não se planejar para o futuro, claro que você deve fazer isso. É saudável. O que estou dizendo é que não é bom quando a gente faz isso enquanto faz coisas que são importantes.

Imagina que você está no seu trabalho e fica pensado que deveria estar na praia, deveria estar trabalhando na sua empresa ou que deveria estar… Enfim. Você vai acabar não fazendo o seu trabalho direito. E no final, também não vai fazer aquilo que você “deveria” estar fazendo.

Separe um momento pra planejar o seu futuro, para criar planos de como tudo vai acontecer. E quando você estiver nesse momento, foque nisso, se concentre nisso e vive esse momento presente, sem ficar pensando no que aconteceu no trabalho semana passada, ou que você deveria estar terminando aquele projeto ou que deveria estar no bar com seus amigos.

 Viver no presente é mais simples do que parece, mas é algo muito difícil ao mesmo tempo, mas que com prática a gente consegue, aos poucos, ficar mais consciente das nossas ações.

 E, você, já percebeu quando não está vivendo no presente?