Você é único (e sua criatividade também)!

“Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia traduzida em forma de ação e porque só existe um você ali o tempo todo. Essa expressão é única. Se for bloqueada, não irá se exteriorizar por nenhum outro meio e estará perdida para sempre”

– Martha Graham

Cada pessoa é um ser único. Isso quer dizer, simplesmente, que só há um de você. Só você passou pelo que você passou, conheceu quem conheceu, aprendeu o que aprendeu. Mesmo que você tenha um irmão gêmeo, e ele tenha passado, conhecido e aprendido as mesmas coisas que você, as percepções e conclusões de cada serão completamente diferentes.

 E como disse Martha Graham ali em cima, a sua forma de se expressar é única, ninguém mais vai conseguir, mesmo que copie, fazer qualquer coisa exatamente como você faz.

E se você não expressar essa coisa única que só existe em você, ela estará perdida para sempre e o mundo nunca vai conhecer todo o potencial que você tem pra compartilhar.

Essa sua forma única de se expressar, singular, é a sua criatividade pessoal e ela deriva exatamente de tudo o que você já tem, das suas experiências, seus conhecimentos combinado com o seu amor por elementos específicos.

Muitas pessoas acabam acreditando que não tem a capacidade de criar, e esse pode ser o seu caso (como era o meu), porque não fomos educados a descobrir qual é essa nossa criatividade pessoal. Fomos, na verdade, educados a ignorar tudo o que é singular em nós mesmos, para sermos sempre parecidos uns com os outros, para nos encaixarmos no padrão estabelecido.

flores

Mas todos nós temos capacidades criativas

E a beleza disso tudo é que descobrir como a sua criatividade pessoal se expressa, qual o meio perfeito para você ser exatamente quem você é a forma mais interessante de descobrir o seu verdadeiro potencial criativo e quais são os seus talentos naturais.

Muitas pessoas trabalham muito tempo pra descobrir seus talentos, por meio de ferramentas, estudo, leitura, quando a forma mais simples de descobri-los é experimentar. Experimenta cada uma das coisas que você gosta de fazer, que uma (ou algumas) delas vai ser a certa.

Encontrar o meio de expressão da sua criatividade é o ponto chave do autoconhecimento, é o momento mais importante da sua vida, pois se você testar um meio inadequado para você, todo o processo pode inibir a sua criatividade.

Ao descobrir o seu próprio meio de expressão, você vai descobrir suas forças criativas verdadeiras e encontrar seu próprio caminho e aí tudo vai acontecer de forma mais fácil e natural.

Ajudar outras pessoas a descobrirem e se reconectarem com sua capacidade criativo é o que o VMC é sobre. Dessa forma, posso ajudar cada pessoa a liberar o que tem de melhor a oferecer e poder expressar todo o seu potencial.

Para isso, para descobrir sua verdadeira capacidade criativa e a sua própria forma de expressar sua criatividade, é preciso, muitas vezes, de mudanças profundas para você possa aumentar a crença no seu próprio potencial e fortalecer seu poder de fazer escolhas.

ideia-wallpaper-17071

Sim, fazer escolhas. Escolher é uma das competências mais importantes de ser criativo e nós não somos educados a fazer escolhas. Normalmente nós só reagimos aos acontecimentos da vida, sem realmente refletir sobre as consequências dessas decisões.

Escolher qual o meio adequado para expressar a sua criatividade; escolher o que vai ser expressado por esse meio; escolher o que fazer com essa criatividade; escolher o estilo de vida que você quer ter influencia na sua criatividade; escolher o que vai te inspirar.

Principalmente, escolher aquilo que funciona ou não no seu processo criativo, qual o conhecimento adquirido que vai lhe ser útil, quais possibilidades exploradas vão ser utilizadas, como você vai ampliar seus horizontes de conhecimentos e quais tentativas vão ser feitas a seguir.

Ser criativo, então, é se conhecer. Saber quem você é de verdade, descobrir seus talentos, acreditar no seu potencial e fortalecer sua capacidade de fazer escolhas.

E o VMC tá aqui pra te ajudar em cada uma dessas etapas.

Vamos juntos descobrir nossos talentos criativos?

*Texto baseado no livro Libertando o Poder Criativo, de Sir Ken Robinson.