Procrastinar é uma arte.

É sério, já parou pra pensar como a gente se aperfeiçoa na arte de deixar tudo pra amanhã?

Acho incrível como um vídeo de 30 segundos de um gatinho danado do Youtube vira uma hora e meia que termina em um vídeo de 5 minutos de acidentes de carro na Rússia. E lá se foi a sua manhã!

Procrastinar, segundo o dicionário, significa adiar ou diferir uma ação. Ok, realmente.

Mas pra mim procrastinar tem um significado muito mais profundo que isso.

Procrastinar é não ter controle da sua agenda. É deixar um sonho sempre como um sonho. É um lugar confortável onde a gente sempre espera que nossos objetivos aconteçam por uma mágica incrível e indecifrável do universo.

É a nossa desculpa pra sempre falar que não deu certo, não deu tempo, não teve dinheiro, os planetas não se alinharam, não fez sol.

É a nossa explicação plausível para o nosso medo do fracasso. E do sucesso.

procrastinar-empreender-mai-13

Pensa bem. Se você não fizer hoje (e deixar pro amanhã infinito), você nunca vai ter que se arriscar e, portanto, nunca terá que ter sucesso ou fracassar.

Ou você nunca vai viver a vida que você sonha. Nunca vai realizar todos os seus sonhos. Nunca vai fazer as coisas que deseja.

Então a gente prefere viver o que já conhece, mesmo que seja mediano, a arriscar algo grandioso e ter que fracassar. Ou que ter sucesso.

E aí vem a parte difícil: decidir se o que você quer fazer é mais forte do que seu medo de fracassar ou de ser bem sucedido.

E ir lá e fazer!