Para resolver 95% dos problemas, mude 5% de seus comportamentos

Há um tempo atrás, conheci um cara na internet chamado Mateusz Grzesiak. O polonês é simplesmente um dos maiores coaches e treinadores da Europa, um dos poucos treinados em PNL (Programação Neurolinguística) do mundo e fala nada menos que 8 línguas. Detalhe: ele aprendeu português só pra trazer o treinamento dele pro Brasil.

Mas não é necessariamente dele que quero falar, mas de seu conteúdo. Ele fala que 95% de nossos problemas são causados por 5% de nossos pensamentos e comportamentos, da mesma forma que resolvendo e mudando esses mesmos 5% podemos resolver quase que todos os nossos problemas.

Faz sentido? Claro!

Isso nada mais é do que ter clareza e foco.

Você analisa todos os seus problemas para saber o que está acontecendo e você tem foco pra resolver aqueles problemas que realmente são problemas.

Muita coisa que a gente pensa ser problema é, na verdade, resistência, crenças que nos limitam, que nós mesmos criamos e acabam por se embrenhar em todos os nossos comportamentos e pensamentos.

Aí até o que não era empecilho vira problema.
Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que transforma qualquer chuvisco em tempestade.

Pois é. Essa pessoa, mudando alguns pensamentos e comportamentos (5% segundo Mateusz), pode resolver e eliminar muitos de seus problemas.

Os poucos que restam podem realmente ser problemas de verdade, difíceis de resolver e com raízes mais profundas, mas que se tornam muito mais resolvíveis com os pensamentos e comportamentos certos.

Porque, como diz Marie Forleo “Tudo é resolvível! (Everything is figureoutable!)”