O sketchbook e o processo criativo

Umas das coisas mais legais de se cultivar quando você quer desenvolver seu processo criativo é manter um sketchbook.

Já vi esse caderno com o nome de caderno de rascunho, sketchbook, journal, caderno do Eu (no processo de coaching que passei era assim que chamava).

Basicamente ele é um caderno onde você deixa registrado tudo aquilo que você simplesmente deseja registrar.

É onde você registra todos os seus pensamentos, seus rascunhos, seus agradecimentos, suas perguntas mais importantes, as coisas mais importantes que aconteceram pra você.

Mas não confunda. Não é um diário, não é onde você conta como foi o seu dia, sem nenhuma intenção, além de lembrar no futuro o que aconteceu.

É onde você intencionalmente escreve, desenha, pinta, agradece todas as coisas que podem um dia servir de inspiração interior para o seu trabalho criativo. É onde você escreve suas ideias, qualquer que seja a sua área da criatividade.

Cultivar esse hábito é muito bom porque nosso cérebro é bombardeado o tempo todo com muita informação e confiar que a gente vai lembrar de todas as ideias de ilustração, de textos, de negócios, aquela coisa maravilhosa que aconteceu naquele dia 5 anos atrás é pedir demais da nossa memória.

sketchyb

Além disso o seu journal ou sketchbook também é um ótimo lugar pra fazer experimentos. Usar aquela cor que você nunca testou ou escrever sobre aquele assunto que você não conhece direito ou simplesmente fazer testes, escrever a mesma coisa de várias formas, desenhar o mesmo conceito de perspectivas diferentes.

Onde você anota, cola e indica todas as suas inspirações, quem são as pessoas que mais lhe motivam, seus sonhos, lugares inspiradores, enfim, tudo aquilo que lhe deixa com aquele ânimo de fazer do seu trabalho criativo ainda melhor.

É quase como um brainstorm solitário registrado em papel. Você vai colocando no papel tudo aquilo que você pensa, sem pressão, de forma relaxada. Ali é o seu local seguro de expressão. Ninguém precisa ver aquilo, é só seu.

Eu adoro sketchbooks… fiz um no computador pra quando quero escrever. Tenho um de desenho, tenho meu caderno do Eu, onde faço meus agradecimentos diários e as perguntas que me levam pra frente.

É uma prática criativa muito útil pra quando a gente tá meio sem inspiração ou ideias.

E você, tem um sketchbook, um journal, um caderno do eu?

O que você mais faz neles?

Conta aí que eu tô doida pra saber!