Mulheres desenhadas – O documentário

Entre um posto e outro, entre blogs visitados, hoje conheci o blog da Lidiane Dutra, ilustradora e que compartilhou o documentário lindo da Raquel Vitorelo.

O documentário se chama Mulheres Desenhadas, criado para o Curso de Comunicação e Multimeios da PUC – SP, mostrando a experiência das mulheres no mercado de ilustração e desenho brasileiro, principalmente sobre as dificuldades de colocação de mulheres nesse mercado.

Ela fala algo muito interessante no vídeo, sobre como se acha normalmente que não existem muitas mulheres artistas, que querem viver profissionalmente como ilustradores ou desenhistas.

Mas isso não é verdade. Essas mulheres existem. E são muitas. O problema é que elas não são publicadas, não são apoiadas como são em geral os homens.

E para demonstrar isso, durante o desenvolvimento do documentário, ela fez uma chamada para artistas mulheres, pedindo um autorretrato. E assim, 59 artistas enviaram seus trabalhos e foram publicadas no vídeo.

Acho muito mais bonito um trabalho desse nível ser compartilhado em nome da causa feminista, do que fazer certos tipos de protesto que não levam a nada.

Bem, aí está o vídeo. Se deliciem com ele: